Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

Criança, sujeito de direitos

Projeto Direitos da Criança
Tema: Criança, sujeito de direitos

Foi desenvolvido em outubro de 2010, na Creche Jurema, um projeto voltado para os Direitos da Criança. A data foi escolhida por se tratar do mês em que se comemora o Dia da Criança e o tema pela necessidade de se trabalhar a mesma como cidadão, pessoa capaz de entender seus direitos e seus deveres dentro de uma sociedade e de cumpri-los iniciando desde cedo um exercício de cidadania.
O projeto contou com a participação de todas as turmas, envolvendo desde as crianças de 2 anos até as de 5 anos de idade. Os alunos além de trabalharem os direitos através de atividades realizadas em sala de aula como criação de cartazes, pinturas, realização de tarefas, contação de estórias e outras, também aprenderam e cantaram diversas músicas que falavam destes direitos e, no dia da culminância do mesmo, fizeram apresentações retratando tudo o que viram e ouviram em sala de aula.
Neste período realizamos também diversas atividades recreativas com as crianças dentro de uma gincana pedagógica envolvendo o mesmo tema. Foi possível contar com a participação de todos os nossos alunos, monitores, professores, serviços gerais, apoio e administrativo, pois todos se envolveram de forma comprometida para que o nosso objetivo fosse alcançado com sucesso. Além das brincadeiras, tivemos também um lanche diferenciado, mais voltado para o Dia das Crianças.
Ao final do projeto foi possível percebermos que nossas crianças captaram bem a mensagem passada, pois os mesmos, sempre que questionados, sabiam citar seus direitos enquanto cidadãos brasileiros.
Outro fato que marcou este projeto foi a chegada de João e Giselle à creche. Estes foram bonecos que faziam parte de outro projeto da Prefeitura Municipal que foram passar uns dias na Creche vivendo o cotidiano da mesma. Em sua chegada, através do projeto Escola +, os alunos fizeram cumprir alguns direitos do cidadão como o Direito ao Nome, a Certidão de Nascimento (nacionalidade), à Moradia. Foi uma verdadeira festa entre os nossos.